Peeling de ATA / TCA para cicatrizes de acne

O peeling de ATA vem sendo utilizado para melhorar as cicatrizes de acne e atualmente está sendo muito procurado no Brasil. Em 2015 iniciei o tratamento com microagulhamento e a minha médica optou por associar ao tratamento o Peeling de ATA/TCA e acredito que fez uma grande diferença no resultado final do meu tratamento para cicatrizes no rosto. No final do artigo vocês podem conferir algumas fotos.


Antes de começar a ler este artigo é bom lembrar que o meu tratamento foi acompanhado por uma dermatologista que fez uma avaliação da minha pele para realizar o tratamento com o ATA, que é um ácido bastante forte e que deve ser usado com cuidado.

NÃO RECOMENDO A UTILIZAÇÃO DO ATA EM CASA. SEMPRE PROCURE UM PROFISSIONAL CAPACITADO.

O que é o ATA/TCA?

Este ácido que vem ficando bastante conhecido no Brasil e é chamado de ATA (Ácido Tricloroacético) que vem do inglês Trichloroacetic acid (TCA) e vem sendo utilizado constantemente no tratamento para rejuvenescimento da pele. No meu caso minha médica optou para usar o ATA para amenizar as cicatrizes de acne que ficaram em meu rosto juntamente com o Dermaroller.

No entanto é bom lembrar que é preciso tomar cuidado ao utilizar o ácido ATA isto porque ele é bastante forte e pode causar danos irreversíveis à pele principalmente se for utilizada por pessoas que não são capacitadas para utilizá-lo.

Portanto é recomendado procurar um profissional para avaliar cada caso.


Como foi meu tratamento com o ATA

Como o tratamento que fiz foi o microagulhamento a minha médica optou para fazer, no início do tratamento, o microagulhamento e logo em seguida o ATA Pontuado em uma concentração de 30%.

Neste ponto vale ressaltar que o ATA pode ser encontrado em diversas concentrações que varia de 25% até concentrações maiores, no entanto, é bom lembrar que quanto maior a concentração maior é ardência e se não for acompanhado por um profissional pode causar danos à pele.

Logo após a sessão de microagulhamento a médica colocava uma pequena quantidade do ácido ATA 30% apenas em cima das cicatrizes e deixava por alguns segundos e logo em seguida já neutralizava a sua ação.

Pelo fato da pele já estar um pouco machucada por conta do microagulhamento a ardência era bastante grande, mas após a neutralização a ardência passava, porém, a pele ficava bastante vermelha.

Após dois ou três dias era possível notar a formação de uma crosta na pele que, com passar dos dias, acabavam caindo. (confira as fotos no final do artigo)

Segunda parte da aplicação do ATA/TCA no rosto

Após a quarta sessão do Dermaroller (microagulhamento) a médica optou por não fazer mais o ATA pontuado e começou a aplicar o ácido por completo no rosto nos lugares onde havia mais cicatrizes. O que posso dizer é que ardia bastante e formava uma crosta bastante grossa na pele e com uma cor um pouco escura.

Nesse caso essa crosta ficava no rosto por aproximadamente 10 ou 15 dias e após esse tempo ela caia dando lugar a uma pele mais nova.

Minha conclusão sobre o ATA no tratamento de cicatrizes

O que posso dizer é que fiquei bastante satisfeito com o meu tratamento para cicatrizes no rosto. Acredito que um diferencial no meu tratamento tenha sido a utilização do ácido tricloroacético, o ATA, também conhecido como TCA.

Acredito que se a médica não tivesse utilizado o microagulhamento aliando o peeling químico com ATA não teria tido os resultados que tive com o tratamento.

Portanto, caso esteja interessado em melhorar a aparência das cicatrizes de acne na pele recomendo que procure um dermatologista e converse sobre a possibilidade de fazer o microagulhamento juntamente com aplicação do ácido ATA para otimizar os seus resultados.

Como fazer o PEELING COM ATA

Para fazer o peeling com ATA é muito importante procurar um profissional capacitado e que saiba o realmente o que está fazendo. No meu caso como fazia o microagulhamento e logo em seguida era aplicado o ATA, a minha médica tomava todos os cuidados necessários para que não houvesse nenhum problema já que esse ácido é bastante perigoso e só deve ser utilizado por quem saiba realmente o que está fazendo.

No meu tratamento logo após o microagulhamento a médica dermatologista aplicava uma pequena quantidade do ácido ATA apenas nos locais onde tinham as cicatrizes maiores e depois de 15 ou 20 segundos ela neutralizava.


No meu caso dava para perceber que ficava um pouco esbranquiçada a região onde é aplicado o ácido tricloroacético e em poucos dias começava a se formar uma casquinha até ela se desgrudar da pele.

Após as 4 primeiras sessões a médica começou a aplicar o ATA 30% em toda a região onde haviam mais cicatrizes e o que posso dizer é que ardia bastante. Assim como na aplicação do ácido ATA Pontuado, quando ela aplicou em toda a região onde haviam mais cicatrizes o local ficou bastante ressecado e levou em média de 10 a 15 dias para que a casquinha se desgrudar se da pele.
Um ponto importante é que a médica me alertou a não tentar forçar a retirada das casquinhas e pediu para deixar cair naturalmente.

É muito importante lembrar mais uma vez que, caso esteja pensando em fazer um tratamento utilizando o ácido ATA, é importante buscar um profissional, isto porque já me mostraram alguns vídeos na internet de pessoas que utilizam em casa e compram o produto através da internet, no entanto, é bom tomar bastante cuidado caso queira fazer o peeling de ATA em você mesmo pois este é um ácido perigoso e que se não for utilizado corretamente pode trazer problemas irreversíveis para a pele.

O antes e o depois do meu Peeling de ATA

O meu tratamento com microagulhamento e Peeling de ATA 30% durou aproximadamente um ano e ao todo fiz 10 sessões, totalizando em média uma sessão a cada 40 dias para dar tempo da pele se recuperar bem.

A seguir você pode conferir algumas fotos do antes e depois do meu tratamento utilizado o peeling de ATA/TCA 30% que acredito ter sido um diferencial no resultado final que tive nas cicatrizes ocasionados pela acne.

Peeling ATA TCA Fotos Tratamento

Essas são algumas das fotos do meu tratamento quando a médica utilizou o ácido ATA/TCA 30%

As imagens acima são do meu tratamento. A primeira foto é de antes de começar e a última é depois de 1 ano, que foi o tempo de duração de todo o tratamento.

A fotos ilustram bem como a pele fica alguns dias após a aplicação do ATA na pele.

Quais os benefícios do Peeling de ATA

Sem dúvida o grande benefício de fazer um peeling de ATA é melhorar a aparência da pele, do dorso e até mesmo das mãos.

O peeling de ATA vem sendo bastante utilizado principalmente por ele atingir uma profundidade média na pele o que permite atingir a derme e assim tendo resultados mais satisfatórios nos tratamentos. Além do rosto o peeling de ATA também costuma ser utilizado no dorso, na região das mãos e também no pescoço, mas de maneira mais branda.

No vídeo a seguir o Dr. Lucas Fustinoni dá algumas dicas para quem quer fazer um peeling de ATA.

Como funciona o Peeling de ATA

Para começar a fazer um peeling de ATA o tratamento começa antes mesmo de sua aplicação através de um preparo da pele que será receitado pelo dermatologista ou profissional que vai realizar o tratamento.

Após a preparação da pele é feita a aplicação do peeling de ATA que, como anteriormente, pode variar a sua concentração que geralmente começa em 20% para um peeling mais superficial chegando até 35% ou mais para um peeling médio.

Por se tratar de altas concentrações de ácido é indicado fazer o peeling de ATA apenas em consultórios médicos. Durante sua aplicação é normal sentir uma ardência na pele e em alguns casos também utiliza se a solução jessner junto com o ácido.

Logo após o peeling é perceptível que a pele fica bastante vermelha e sensível. Também é bastante normal a descamação da pele em peelings mais sutis e a criação de uma crosta em alguns casos bastante grossas em peelings médios.

Um cuidado bastante importante é evitar sair no sol isso porque a pele está bastante sensível. Também é muito importante utilizar protetor solar por pelo menos três vezes ao dia ou utilizar produtos indicados pelo dermatologista.

Onde pode ser feito o peeling de ácido tricloroacético

No meu tratamento o peeling de ATA foi utilizado em cicatrizes de acne, no entanto, é bastante comum a utilização desse tipo de ácido para problemas relacionados a rugas, melasma e até mesmo para o tratamento de estrias. O Jato de Plasma também é um novo tratamento que está se popularizando no Brasil para tratamento de rugas e outros problemas da pele como até mesmo as cicatrizse.

Espero que este artigo tenha ajudado a entender um pouco mais sobre como funciona o peeling de ATA (ácido tricloroacético), também chamado de TCA.

Embora seja possível comprar o ATA através de sites da internet eu indico procurar um profissional dermatologista para que não ocorra nenhum problema em sua pele, isto porque o ácido ATA é muito perigoso e muito forte e se utilizado de forma errada em vez de resolver algum problema pode ficar ainda pior.

Através do auxílio de um profissional você vai ter a garantia de que nada vai dar errado e que a sua pele vai ficar muito melhor e sem riscos para a saúde.

Avalie este post!
Curso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *