Uma das perguntas que sempre me fazem é sobre como usar Dermaroller para tirar as marcas de cicatrizes e acne do rosto. Por esse motivo resolvi escrever esse artigo explicando um pouquinho como a minha dermatologista usa o aparelhinho em meu tratamento.
Vale lembrar que não é recomendado utilizar o Dermaroller em casa, no entanto, muitas pessoas decidem fazer uso do microagulhamento em suas residências e começam a fazer muitas pesquisas de artigos e vídeos no intuito de realizar o tratamento em si próprio.
Caso queira dar uma boa melhorada nas marcas e cicatrizes na pele o mais correto é procurar um profissional, seja ele dermatologista, fisioterapeuta, esteticista entre outros profissionais que estão habilitados a usar o Dermaroller em seus pacientes.
A seguir vou contar um pouquinho como é usado o Dermaroller para que outras pessoas saibam como é o procedimento feito na clínica.
Como usar Dermaroller
Quem já acompanha o blog sabe que o meu tratamento consiste basicamente no uso do Dermaroller e também em alguns ácidos que a dermatologista aplica durante o procedimento, no entanto, é sabido que usando apenas o Dermaroller também é possível ter resultados bastante satisfatórios principalmente em cicatrizes menos profundas.
- Veja meu tratamento para tirar cicatrizes de acne
- Antes e depois do meu tratamento contra marcas de espinhas
Logo a seguir vou mostrar passo a passo como a minha médica começa a usar o Dermaroller em meu rosto.
1 – Gel anestésico
Antes mesmo de usar o Dermaroller é necessário utilizar um anestésico para que assim o paciente (no caso eu 🙂 ) não sofra tanto durante a sessão de microagulhamento. No meu caso uso o gel anestésico da marca Emla cerca de 30 minutos antes de iniciar a sessão.
Logo depois de aplicar de anestésico é possível sentir uma pequena ‘peniqueira’ na pele e isso é sinal de que a pomada anestésica está agindo. Muitos pacientes também optam por colocar um plástico filme sobre a pele para que a pomada anestesie ainda mais na pele. Em meu caso não utilizo essa técnica pois não sinto tantas dores durante a sessão.
2 – Rolagem com o Dermaroller
Depois do anestésico agir a dermatologista limpa faz a limpeza da pele e logo em seguida começa a usar o Dermaroller em meu rosto. Esse é um ponto bastante importante e por isso recomendo que seja apenas feito por profissionais habilitados. Apesar de parecer simples é necessário saber a técnica corretamente isto porque existe uma pressão correta a ser exercita com o Dermaroller junto à pele.
Durante a sessão percebo que minha dermatologista usa o Dermaroller em todas as direções tanto para cima quanto para baixo assim como para esquerda, direita e diagonais. Muita gente chama e esta técnica de ‘Rolagem asterisco’.
Logo a seguir você pode ver uma imagem sobre como é usado o Dermaroller minha pele.

Muitas pessoas me perguntam quantas vezes é necessário fazer o rolamento em cada uma das direções. O que eu posso dizer é que nas primeiras sessões a médica dermatologista fazia sessões mais rápidas e com uma força moderada principalmente nas regiões onde possuo mais cicatrizes no rosto.
No decorrer das sessões o tempo de rolamento se tornou maior e a força aplicada também foi mais intensa do que nas primeiras sessões.
3 – Aplicação de ácidos e utilização de cremes
Em meu tratamento, logo após a sessão, a médica aplica os ácidos e minha pele, no entanto, esta não é uma regra pois muitos dermatologistas optam por não utiliza-los e mesmo assim o paciente tem bons resultados.
Não indico que utilizem em casa ácidos como ATA e Retinóico pois apenas profissionais sabem como manipulá-los corretamente. Estes dois ácidos são utilizados em meu tratamento de alguns cremes manipulados pela médica com fatores de crescimento e também para clareamento da pele.
Vejo também e que em outros tratamentos os profissionais optam por usar Vitamina C e ácido Hialurônico logo após as sessões para otimização dos resultados.
Dicas para usar o Dermaroller
Antes de começar a usar o Dermaroller é muito importante uma avaliação do profissional pois ele será capaz de dizer qual o tamanho das agulhas indicadas para o caso de cada um dos pacientes.
Vale lembrar que as agulhas do Dermaroller variam de 0,25 mm até 3 mm. Geralmente quem tem marcas de cicatrizes menores utiliza os Dermarollers de até 1 mm em casa sem problemas, no entanto, vale lembrar que para cicatrizes de acne é muito importante procurar um profissional isso porque o mau uso do Dermaroller pode ocasionar infecções e às vezes até piorar a pele e, na maioria dos casos, agulhas menores que 1,5mm não surtem muitos resultados para marcas e cicatrizes na pele.
Em casos de cicatrizes mais profundas (como foi a minha situação) é muito importante a consulta com um profissional.
A dica que eu dou para quem quiser usar o Dermaroller, seja em casa ou em uma clínica, é pesquisar bastante. Procure muito na internet, em vídeos no YouTube, em sites brasileiros e até estrangeiros pois desta maneira você entenderá um pouco da sua situação e vai poder questionar o profissional que fará uso do Dermaroller para saber qual é o tratamento ideal para o seu caso.
A seguir tem um vídeo com uma matéria do Programa Bem Estar da Globo sobre o Microagulhamento. Tem também uma entrevista com o médico dermatologista Emerson de Andrade Lima, uma das referências no tratamento no Brasil.
Como usar o Dermaroller em casa
Através de nosso grupo no Facebook percebi que muitas pessoas optam por usar o Dermaroller em casa. Independentemente do motivo que leva a pessoa a tomar esta decisão já vi resultados extremamente satisfatórios de pessoas que já vem a algum tempo fazendo o uso do Dermaroller em suas casas sem qualquer tipo de problema desde que seguindo alguns cuidados básicos em relação assepsia e utilização do aparelhinho.
Baseado na opinião dessas pessoas, a seguir vou explicar como eles fazem o Dermaroller em casa para eliminar principalmente cicatrizes e marcas de acne no rosto. No final ainda tem alguns vídeos de pessoas que explicam como fazem os tratamentos demesticamente.
Materiais necessários
- Dermaroller
- Creme anestésico (sugiro que seja usado o Emla)
- Plástico Film (opcional)
- Álcool 70%
- Sabonete antibacteriano
- Escova para limpar o Dermaroller
- Protetor solar
- Gaze
- Soro fisiológico
Passos para utilizar o Dermaroller
- Antes de começar a usar o Dermaroller é importante deixar as agulhas do Dermaroller dentro de um potinho com álcool 70% por uns 30 minutos.
- Aplique o creme anestésico no rosto e, caso seja muito sensível à dor, após aplicar uma quantidade generosa em toda a face coloque um plástico filme sobre a pele para ter melhores resultados. Deixe o creme na pele entre 20 e 30 minutos.
- Limpe o rosto utilizando uma gaze com soro fisiológico.
- Comece a usar o Dermaroller no rosto. No começo é muito importante não pressionar tanto a pele e utilizar um Dermaroller com agulhas menores para a pele ir se acostumando com o tratamento. Inicialmente faça o Dermaroller com 6 rolagem para cima e para baixo e 6 rolagens para esquerda e para direita. Faça também as rolagens nas diagonais dos dois lados com seis repetições.
- Após usar o Dermaroller em todas as partes do rosto, principalmente onde existe mais cicatrizes, é normal a pele ficar bem vermelha e às vezes é possível ver algumas gotículas de sangue. Limpe a pele com o soro fisiológico.
- Depois de utilizar o Dermaroller é preciso fazer a limpeza do aparelhinho. Neste caso use uma escova de dente exclusiva para esse processo. Utilize o sabonete bacteriano para fazer a limpeza de todo Dermaroller de forma que ele fique bem limpinho. Feito isso mergulhe ele no álcool 70% e deixe de 5 a 10 minutos. Depois disso é só deixar secar e guardar na caixinha para mantê-lo guardado.
- Nos próximos dias é muito importante usar um protetor solar.
Essa é a forma básica de se usar o Dermaroller. Para otimizar os resultados muita gente costuma utilizar vitamina C e outros ácidos como o hialurônico, no entanto, para usar esses produtos recomendo que seja consultado com um profissional.
Para cicatrizes e marcas de espinhas o ideal é usar o Dermaroller com intervalos de 20 a 30 dias. No meu caso a médica dermatologista faz as sessões em no mínimo 30 dias para ter certeza que a pele está completamente cicatrizada em relação a seção anterior.
Vídeos sobre como fazer o microagulhamento
Logo abaixo vou colocar alguns vídeos encontrados no Youtube de pessoas que ensinam como usar o Dermaroller em casa. Cada um faz de um jeito, porém, podemos perceber que todos costumam tomar os mesmos cuidados citados anteriormente.
Através dos vídeos e vendo outras pessoas fazendo o Dermaroller em casa é possível ter uma maior segurança e tomar coragem para fazer o tratamento.
Cuidado ao usar o Dermaroller em casa
Vale lembrar que o ideal é sempre procurar o auxílio de um profissional para utilizar o Dermaroller. Geralmente algumas pessoas do grupo comentam que fazem uma sessão no consultório dermatológico ou com alguma esteticista e pede orientação sobre como utilizar o aparelho em casa.
Essa pode ser uma maneira bastante segura para não ter problemas, isto porque terá sempre o auxílio de um profissional capacitado sobre o assunto.
O rosto fica vermelho por quantos dias?