Montar centro de estética: 17 dicas para começar seu negócio

Montar centro de estética não é algo simples, exige planejamento e muita determinação, porém também não é algo impossível de conseguir, principalmente se seguir as dicas que compilamos neste artigo.

Se você quer ter sucesso em sua carreira na área da beleza é muito importante ter o seu próprio negócio. Isso é algo gratificante e necessário.

Porém, montar centro de estética parece ser um bicho de sete cabeças para algumas profissionais. Por esse motivo criamos este super artigo com dicas do negócio próprio.

Montar centro de estética passo a passo

Confira os 17 passos para começar a montar um centro de estética.

Montar centro de estética
Siga os passos e abra um negócio na área da beleza

1. Qualifique-se

Sendo uma profissional na área da beleza e estética você precisa estar sempre atualizada no que está acontecendo no mundo da estética.

Procurar por um curso de estética online ou presencial é uma excelente alternativa. Não fique atrás da concorrência. 

Independente de estar começando na área ou ser profissional de anos de experiência, qualificar-se é mais que necessário para oferecer sempre novidades ao montar centro de estética e conseguir mais clientes.

2. Quem será o seu público alvo?

Esta pergunta não deve ter como resposta: “todas as mulheres”. Ao montar centro de estética é importante definir qual será o público alvo.

Qual é propósito do seu negócio? Atrair clientes com melhor poder aquisitivo? Usar a sua paixão no intuito de tornar os tratamentos estéticos acessíveis a clientes com menor poder aquisitivo?

Você vai ter uma clínica de estética exclusiva? Vai dividir o aluguel em outro centro estético? Vai trabalhar em sua casa? Irá até à casa de sua cliente?

Estas são respostas que você deve ter em mente ao montar centro de estética e poder direcionar o marketing do negócio.

3. Defina o seu preço

Com o público-alvo definido é preciso decidir quanto irá cobrar pelos seus serviços.

Neste caso é necessário fazer uma pesquisa de mercado assim como avaliar o uso dos produtos necessários, tempo, deslocamento (se necessário), despesas gerais, aluguel, impostos, etc.

Mas lembre-se! Não use apenas o preço como argumento na venda de serviços estéticos. 

Você precisa fidelizar suas clientes para elas voltarem e também recomendarem seus serviços não apenas por ser mais barato, mas sim pela qualidade.

A ideia aqui é oferecer uma experiência incrível às clientes de forma que elas valorizem o trabalho e o dinheiro investido.

4. Hora de montar centro de estética

Agora que já sabe quem é a sua cliente, é qualificada e sabe quanto cobrar é hora de começar a por a mão na massa.

Se você não tem experiência na abertura de empresas uma boa dica é recorrer ao Sebrae

Com a ajuda do Sebrae é possível encontrar auxílio na hora de montar centro de estética e ter diversas informações sobre o negócio, mercado, escolha de localização, exigências legais e específicas, estrutura necessária e contratação de pessoal.

5. Criação da marca

Agora é hora de criar a sua marca para montar o seu centro estético e por consequência começar a ganhar dinheiro e ter reputação no mercado da beleza.

Você precisa de uma marca clara que reflita o que o público-alvo necessita. 

Caso a sua clínica de estética seja em um espaço é necessário pensar nos detalhes de apresentação a todas as suas clientes.

Também é necessário se fazer presente nas mídias sociais, no entanto, não é só criar as contas e deixá-las paradas. É necessário mantê-las sempre ativas e atualizadas.

Nas redes sociais procure ajudar suas possíveis clientes no intuito de gerar mais confiança até que elas entrem em contato.

6. Desenvolvimento profissional e pessoal

Após montar centro estético não é só cruzar os braços e esperar pelos clientes. 

O conhecimento já dá uma boa base sólida, no entanto, é preciso continuar investindo em você no intuito de aumentar ainda mais sua base de clientes.

Por isso é necessário continuar aprendendo e se desenvolvendo. É preciso continuar aumentando a quantidade de tratamentos oferecidos em seu centro estético.

Procure estar sempre atualizada sobre os tratamentos da moda e faça cursos no intuito de aprender antes da concorrência.

CURSOS SUGERIDOS

Curso de jato de plasma online

Curso online de microagulhamento

Curso de intradermoterapia pressurizada online

7. Dê ouvidos às suas clientes

No intuito de fidelizar suas clientes é necessário ouvir o que elas tem a dizer. 

É preciso conversar com as clientes durante as sessões e assim entender realmente o que elas estão precisando e, principalmente, suas queixas.

Outra maneira de passar mais confiança é fazendo os acompanhamentos no pós-tratamento. Esta é uma ótima maneira de melhorar o seu trabalho e aprender, além de ficar mais próxima de suas clientes.

8. Mercado sempre em alta

O mercado de estética está sempre em alta, isto porque a população do Brasil está constantemente preocupada com sua aparência, seja facial ou corporal.

Se antigamente apenas pessoas das classes A e B tinham acesso aos tratamentos estéticos, hoje as classes C e D estão cada vez mais frequentando os centros de estética em todo o Brasil.

Devido ao aumento do público-alvo, também houve uma maior busca por profissionais competentes e equipamentos atualizados além, é claro, de um centro de estética da qualidade.

9. Não perca as oportunidades do mercado da beleza

Tratamentos para homens: Embora ainda sejam em menor número se comparado às mulheres, cada ano que passa, o público masculino está a procura de tratamentos estéticos.

Esta é uma grande oportunidade de mercado ainda pouco explorada por muitos centros estéticos.

População cada vez mais idosa: A expectativa de vida do brasileiro cada vez maior faz com que o público da terceira idade esteja cada vez mais em busca de tratamentos estéticos.

Esta é outra grande oportunidade para oferecer serviços e tratamento ao público acima dos 60 anos que está cada vez mais preocupado com a aparência e em parecer mais jovem.

10. Concorrência x Diferencial

O crescimento da área da estética e beleza também houve um aumento no quesito: “montar centro de estética”.

Cada vez mais profissionais da estética estão optando por abrirem seus próprios negócios e, portanto, há um aumento na concorrência.

Porém, isso não é de todo mal. Neste caso é necessário ter um diferencial e se distanciar da concorrência. 

Por esse motivo é necessário estar sempre atenta às novas técnicas e tecnologias de produtos com o objetivo de fidelizar e satisfazer os clientes.

11. Como escolher a localização

A escolha da localização pode decretar o sucesso ou o fracasso ao montar um centro estético.

Não adianta nada definir seu público alvo e ser uma profissional altamente qualificada e o lugar escolhido não for o ideal.

Por isso vamos dar algumas dicas na hora de escolher a localização do centro estético.

  • Levante o número de habitantes do local (cidade, bairro, região, etc);
  • Defina o perfil e renda do público;
  • Quantidade de pessoas e veículos que passam pelo local;
  • Condições de acesso como distância de pontos de ônibus, metrô, etc;
  • Facilidade de estacionamento próximo ao local;
  • Visibilidade da fachada do seu centro estético;
  • Confira se a localização é perto de fornecedores, concorrentes, parceiros e de locais turísticos;
  • O local é seguro e tem boa iluminação?
  • A localização possui galerias ou limpeza da rua?

Outro ponto importante a ser considerado é ver se o local escolhido para montar centro de estética fica próximo ao centro ou de avenida bem movimentada.

Locais próximos a shopping e bairros comerciais são ideais, pois estão próximos de pessoas com tendência ao consumo.

12. Estrutura do seu centro estético

Ao começar a montar centro de estética é preciso definir o tamanho o local a ser alugado. Geralmente é necessário entre 80 m² e 120 m², mas isso vai depender muito dos serviços a serem oferecidos.

Basicamente o local deve:

  • Permitir criar salas e divisórias;
  • Ter estacionamento ou convênio com locais próximos. Isso garante comodidade e um diferencial;
  • Ter recepção, atendimento e cadastramento de cliente;
  • Sala de espera deve ter um ambiente agradável;
  • Salas de atendimento para cada categoria de serviço;
  • Iluminação agradável;
  • As paredes e pisos devem ter tons claros;
  • Temperatura agradável (se necessário, fazer instalação de ar condicionado);
  • Banheiros próximos das áreas de atendimento;
  • Utilização de luz solar pode ser um diferencial no quesito “consciência ecológica”;
  • Acessibilidade deve conter estrutura com objetivo de atender pessoas portadoras de deficiências físicas e pouca mobilidade.

13. Pessoal

A quantidade de pessoas necessárias ao montar centro de estética pode variar dependendo do tamanho do negócio.

Se for apenas você, será necessário aprender um pouquinho de cada coisa até o negócio começar a expandir, afinal, terá de fazer desde o atendimento até a realização do serviço contratado pelas clientes.

No mais, um centro estético deve contar com estes funcionários:

  • Proprietária(o): Pessoa responsável por questões administrativas e financeiras;
  • Auxiliar administrativo: Pessoa que fará o atendimento e agendamento dos serviços;
  • Esteticista: Pessoa capacitada a cuidar da saúde do corpo  e da pele. Deve ter conhecimento científico e anatômicos. Em alguns casos, também pode ser a proprietária do centro estético;
  • Manicure/Pedicure: Deve ser uma pessoa sempre atualizada nas novidades relacionadas aos procedimentos de mãos e pés;
  • Cabeleireiro: Deve ser um profissional experiente e atualizado.

Neste ponto é importante lembrar que um centro de estético pode contar com diversas outras categorias de profissionais da área da beleza. Cabe a você decidir quais serviços quer agregar ao seu negócio.

14. Equipamentos

Ao montar centro de estética é necessário adquirir alguns equipamentos básicos para realizar os atendimentos.

Faça um levantamento dos serviços que pretende oferecer e compre aqueles mais importantes, caso você ainda não os tenha.

Caso já possua um aparelho de jato de plasma, por exemplo, você pode integrá-lo ao inventário do negócio.

Com o passar o tempo irá conhecer melhor o perfil de suas clientes e saberá exatamente os aparelhos que você deverá investir para aumentar sua clientela e a gama de serviços.

15. Produtos e matérias-primas

Neste ponto é importante lembrar que ao montar seu centro de estética o foco principal é oferecer serviços.

Faça estoque apenas de produtos essenciais aos seus procedimentos. Desta maneira melhora o capital de giro e evita que os produtos excedam o prazo de validade.

Opte sempre por marcas de qualidade para fidelizar as clientes e fazer com que elas voltem. Uma boa maneira de descobrir essas marcas é fazendo pesquisa com sua cliente após o atendimento. Assim vai descobrir quais marcas agradam mais sua clientela.

16. Plano de negócios

Se você já chegou até aqui lembre que o plano de negócios é MUITO IMPORTANTE! 

A maioria das pessoas que decidem montar um centro de estética se esquecem deses ponto. Ter um plano de negócio, já te coloca na frente de dezenas, centenas e até milhares de concorrentes.

Basicamente um plano de negócio traça um retrato do mercado e do serviço ou produto ao abrir um empreendimento. Isso propicia maior segurança.

Ao fazer o plano de negócio você saberá mais sobre o ramo de atividade, público alvo, concorrentes, fornecedores, produtos e serviços e ainda saberá exatamente os seus pontos fortes e fracos.

Neste ponto recomendo que estude mais sobre plano de negócio ou procure ajuda do Sebrae em sua cidade, ou até mesmo através do site no Sebrae na internet (citado no ponto 4 deste artigo).

17. Propaganda, Marketing e Mídias Sociais

Você não deve negligenciar o poder da propaganda, marketing e, principalmente, as mídias sociais ao montar centro de estética.

Embora o boca-a-boca seja uma excelente maneira de alavancar o seu negócio, principalmente nessa área de estética e beleza, é importante investir na divulgação do negócio.

Pode confeccionar folders e flyers com seus serviços prestados e distribuir na portaria de prédios, academias, lojas de cosméticos e até procurar fazer parcerias com esses estabelecimentos.

É imprescindível ter um local na internet para divulgar os serviços. Se você não quiser criar um site exclusivo, outra ótima alternativa é criar perfis em redes sociais como o Facebook e o Instagram.

Estas são nossas dicas para montar centro de estética e alavancar seu negócio.

Espero que tenha muito sucesso na sua vida empreendedora!